29% das compras online no Brasil já são feitas de dispositivos móveis

As compras realizadas por meio de dispositivos móveis vêm crescendo no Brasil. De acordo com pesquisa realizada pela empresa de tecnologia financeira FIS, 29% de todas as vendas online feitas no Brasil aconteceram por via mobile. No mundo, segundo dados do Retail Global Payments Report, o comércio mobile irá crescer mais rápido que qualquer outro canal até 2022.

O continente líder na utilização do m-commerce é a Ásia. Na China, os pedidos feitos por smartphones representam 81% das compras online. Mas, de acordo com a FIS, o comércio móvel, conhecido como m-commerce, deve registrar crescimento significativo na América Latina, Europa, Oriente Médio e África até 2022.

Os crescimentos mais rápidos nas compras via smartphone devem acontecer na Argentina, com 49%; seguida por Brasil com 32%; Espanha, 31% e Turquia, com 25%. Estes resultados são impulsionados pelo aumento da popularidade das carteiras digitais.

“À medida que o mCommerce continua a ganhar força na América Latina, varejistas de todos os portes estão se voltando para o celular e para as redes sociais como canais de compra importantes para os consumidores. Adaptar-se a essas preferências do consumidor é essencial para quem busca oferecer o melhor serviço e fidelizar os clientes,” disse Juan D’Antiochia, general manager de Global Enterprise eCommerce e Merchant Solutions da FIS para América Latina.

Em relação aos meios de pagamento, no Brasil, os cartões de crédito são os favoritos para as compras online, com 30% do mercado, devido às opções de parcelamento que oferecem. Enquanto isso, o boleto bancário ocupa o primeiro lugar entre os três métodos de pagamento alternativos mais utilizados do país, seguido por transferência bancária e PayPal.

A rápida adoção de dispositivos móveis está alimentando a proliferação de carteiras digitais, tanto online quanto no ponto de venda. Como resultado, elas foram utilizadas em 37% de todas as transações de comércio eletrônico em todo o mundo em 2018. Com o aumento do uso de carteiras digitais, os varejistas devem oferecer uma experiência de compra atraente ao otimizar seus websites e aplicativos, proporcionando uma experiência mais personalizada.

No Brasil, as carteiras digitais responderam por apenas 10% dos pagamentos online. Entre os consumidores que já adotaram a opção, os principais atrativos são a conveniência e segurança. Para os varejistas, encontrar a oferta certa de carteiras digitais será mais importante do que nunca para aumentar a fidelidade do cliente, além de garantir uma jornada de pagamento mais segura e sem atritos.

Por outro lado, os cartões continuam sendo os preferidos nos universos físico e online. O pagamento com crédito e débito é impulsionado em todo o mundo por uma parcela crescente de consumidores com contas bancárias. Segundo dados do Banco Mundial, no Brasil, a população com conta em banco cresceu entre 2011 e 2017 e agora representa 86,5% dos brasileiros com mais de 15 anos.

Os serviços de valor agregado oferecidos pelos emissores de cartão, como recompensas, cashback e descontos, bem como o desejo dos governos locais de migrar as economias da população do dinheiro vivo para a digitalização de pagamentos, também contribuem para o atual cenário. Esses fatores contribuem para o alto índice de uso de cartão de crédito em países como Argentina, Turquia, Japão, Hong Kong e Brasil, que é o líder na América Latina.

“Para que varejistas brasileiros sejam bem-sucedidos ao atuarem em um país tão grande e diverso, eles precisam entender as preferências do consumidor local e oferecer a seleção de métodos de pagamento ideal para suprir suas expectativas. O objetivo não é oferecer todas as opções disponíveis, mas sim focar nas que se adaptam melhor ao seu modelo de negócio e às necessidades dos seus clientes,” analisou D’Antiochia.

Fonte: Mercado&Consumo